UFV-Florestal tem programação especial para volta às aulas presenciais da graduação

Doce retorno!

Nesta segunda-feira (2) a UFV-Florestal amanheceu mais alegre e movimentada com a volta dos estudantes de graduação para as aulas presenciais do primeiro semestre letivo de 2022. Para celebrar o retorno de todos os discentes ao campus – pois os cursos técnicos e médio retornaram em fevereiro -, os alunos foram recebidos com café da manhã especial, com recepção de boas-vindas dos diretores e servidores da Diretoria de Ensino (DIE) e da Diretoria de Extensão e Cultura (DXT).

A recepção será realizada também às 19h, para que os estudantes do período noturno sintam-se bem vindos. Nesse horário também haverá música com Maria Rafaela na varanda da DXT.

A programação cultural seguirá por toda a semana, conforme cronograma abaixo.

Clique aqui para ver o álbum de fotos.

Cronograma de Recepção dos Estudantes

Exposição fotográfica

Parte dos fotógrafos da Exposição

A programação especial continuou às 11h, com a Exposição Fotográfica “Dois Anos de Um Campus Vazio”, com imagens resultantes da expedição fotográfica realizada em dezembro de 2021 com o tema “Um Campus Vazio”. Trata-se da primeira exposição resultante do Projeto de Extensão com o mesmo título realizado por meio da parceria entre a DXT e a fotógrafa Arianne Riato. Além da fotógrafa, expuseram seus registros os alunos Iris Cunha, Caio Pacelli, Alexa Diniz, Bárbara Mariano; o pai da Bárbara e morador de Juatuba André Mariano; a moradora de Florestal Lucélia Neves; a servidora técnico-administrativa Jaíza Ellen e a professora Patrícia Cláudia.

Conforme os fotógrafos explicam, as imagens mostram que os serviços essenciais continuaram sendo realizados para manter o funcionamento e a conservação do campus, mesmo com o isolamento social exigido pela pandemia. Além disso, o esvaziamento do campus contribuiu para a recomposição da fauna e da flora local, apesar da visível tristeza provocada pela solidão.

A sensibilidade da exposição também é percebida pelas legendas das imagens. Conforme explica Jaíza Ellen, “não foi muito difícil, pois quem fotografou deixou bem claro o que queria dizer com a imagem”. Os textos foram elaborados em conjunto e mostram os sentimentos que o campus vazio transmite.

Clique aqui para ver o álbum de fotos.

Enfim, não faltam belezas para encher os olhos da comunidade acadêmica!