História

Inaugurada em 26 de abril de 1939, a então Fazenda Escola de Florestal foi criada pelo governador de Minas Gerais, Benedito Valadares objetivando à formação de capatazes e administradores de fazendas, bem como ao oferecimento de cursos de extensão aos produtores rurais. Em 1943, quando era subordinada ao Departamento de Ensino Técnico da Secretaria da Agricultura, a instituição ganhou outra função: abrigar menores e ministrar ensino primário e profissional agrícola.

A Fazenda Escola foi transformada em Escola Média de Agricultura de Florestal (Emaf) em 1947, durante o governo de Milton Soares Campos, cujo secretário da Agricultura era Américo René Gianetti.

A Emaf iniciou suas atividades em abril de 1949, com o curso médio de Agricultura, o qual formava técnicos agrícolas. Em 1955, a escola foi incorporada à extinta Universidade Rural de Minas Gerais (Uremg) e, em 1969, à UFV. A instituição passou a ser denominada Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) em 1981, quando oferecia cursos de nível técnico.

Em 2006, pela Resolução Nº 7 do Conselho Universitário (Consu), o Campus UFV-Florestal (CAF) foi criado. A partir de então, a instituição passou a oferecer, além de cursos técnicos e médio, dois cursos superiores: Tecnologia em Gestão Ambiental e o extinto Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Esse crescimento foi possível devido à política do governo federal de expansão e melhoria da qualidade do ensino superior, por meio do Programa de Expansão I e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação de Expansão das Universidades Federais (Reuni) em 2007, aos quais a UFV aderiu.

Atualmente, são oferecidos dez cursos superiores, incluindo Tecnologia em Gestão Ambiental. Em 2009, o campus UFV-Florestal iniciou a oferta das licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química e, no ano seguinte, a Licenciatura em Educação Física, Engenharia de Alimentos e Agronomia. Em 2011, passaram a ser oferecidos Administração, Ciência da Computação. Finalmente, em 2012, o CAF começou a oferecer Ciência da Computação. Há, ainda, na instituição, cursos de pós-graduação: o Mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários (MCENA), pós-graduação stricto sensu em Matemática (ProfMat), Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap), Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais (PPGMQ-MG) e o Mestrado Profissional em Educação e Ciências e Matemática (PPGECM).

Neste contexto, a Cedaf passou a ofertar cursos técnicos e profissionalizantes, como escola técnica vinculada à UFV-Florestal. E, além do curso de Agropecuária, que existia desde 1975, Alimentos e Informática, desde 1999, passou a oferecer também, em 2006, o curso de Hospedagem e, em 2011, os cursos de Eletrônica e Eletrotécnica.