Informativo

UFV-Florestal abre a 54a Semana do Produtor Rural

Foi iniciada, oficialmente, na manhã desta segunda-feira (15), a 54a Semana do Produtor Rural (SPR) do Campus de Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV-Florestal). O evento acontece desde 1969 visando à qualificação do produtor rural por meio de cursos, palestras, oficinas e outras formas de interação entre os produtores e especialistas. Assim, a SPR é o maior evento de Extensão e Cultura da UFV-Florestal.

Nesta edição, estão sendo oferecidos 30 cursos e mais de 400 vagas nas áreas de Animais, Máquinas, Agricultura, Alimentos e outros. Também serão oferecidas, a partir da manhã de quarta-feira (17) nove oficinas, num total de 95 vagas, para os interessados em aprimorar habilidades específicas. Para estas também é necessário realizar inscrição prévia. Confira na programação completa.

O Superintendente do Senar-Minas Celso Furtado ressaltou que os produtores rurais investem recursos e comandam uma verdadeira “revolução tecnológica” em suas propriedades. E, assim, todos aqueles que buscam e também os que promovem capacitação e formação continuada merecem ser parabenizados.

Assim, Furtado destaca a importância da união entre tecnologia e conhecimento promovida pela parceria do Sistema Faemg-Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – Sistema Nacional de Aprendizagem Rural) com a Universidade Federal de Viçosa, de forma a garantir resultado satisfatório dentro da propriedade. “Eu entendo que é isso que a 54ª Semana do Produtor Rural está fazendo, com muita competência”, completou o superintendente do Senar-MG.

Conforme o reitor da Universidade Federal de Viçosa, professor Demetius David da Silva, só conhece a UFV quem teve a oportunidade de conhecer bem um dos três campi. “Ela é realmente diferente por eventos dessa natureza. Por ser tão inclusiva e acolhedora. E não é por acaso que nossos três campi ficam abertos pra comunidade 24 horas por dia e sete dias por semana. É uma honra muito grande reconhecermos a nossa missão institucional que é exatamente acolher a sociedade dos entornos”, explicou o reitor.

O professor Demetrius agradece os instrutores ao mesmo tempo em que considera os cursos não apenas uma transmissão de conhecimento, mas também uma troca de saberes. Afinal, os “todos os produtores e produtoras rurais que irão participar dos cursos nessa semana certamente têm muitas experiências”, completou.

Programação

Além dos cursos e oficinas que acontecem até sexta-feira (19), há outros eventos paralelos abertos ao público e todos os dias estará disponível o espaço “Pet Friendly”.

Na quinta-feira (18), acontece o evento “Balaio de Saberes”, um espaço para interação, troca de experiências e promoção da agroecologia familiar.

Na sexta-feira (19) haverá troca de óleo de cozinha usado por sabão.

Como costume, a programação da SPR conta com shows culturais noturnos de atrações locais e também de renome abertas ao público em geral: Althair e Alexandre; Banda Lex; Cleiton e Camargo; Amanda Alves; Jacke Neves; Wilsinho da Floresta; Arthur Santos e Bê Palhares; Confraria do Samba; Descendentes do Rock; Gleidsdon Andrade; John Bread Band e, por fim, Marino Músico.

O diretor-geral da UFV-Florestal professor Antônio Cezar Pereira Calil contou que já foi coordenador de Extensão quando a Semana do Produtor Rural (SPR) era então denominada Semana do Hortigranjeiro. Segundo o professor, era montada uma estrutura rústica bem diferente da grandiosidade da atual “Vila do Produtor” e demais espaços preparados, que extrapolam os objetivos principais da SPR. Calil explica que “isso faz parte da política da Universidade Federal de Viçosa e, portanto, desse campus, da forte interação com a comunidade regional e até estadual, o que é muito importante porque é a razão da nossa existência. Como instituição pública, devemos prestar serviços seja por meio de cursos de Extensão, atividades de Pesquisa, de Ensino, do empreendedorismo, enfim… ser um agente de desenvolvimento regional”.

Além dos cursos e demais eventos de capacitação, lembra o diretor-geral, a Semana do Produtor Rural é um grande evento de lazer e cultura não só para o município mas para toda a região. Neste sentido, o diretor de Extensão e Cultura (DXT) da UFV-Florestal professor Herbert Fernando Martins ressalta que as atrações noturnas foram possíveis graças ao apoio e patrocínio de várias instituições, bem como ao pagamento das inscrições para os cursos e oficinas.

Para informações detalhadas, acesse a página do evento: https://spr.caf.ufv.br/

Homenagem

No início da abertura, os alunos vencedores da 13a Olimpíada de Agropecuária Frederico Calonge Vilaça, Pedro Henrique de Morais Campidel e Cauã Aguiar Saldanha, bem como os que obtiveram o terceiro lugar subsequente Waldeir Batista Palhares, Eduardo Augusto de Freitas Lemos e Ana Aline da Silva Brito foram homenageados.

Representando os colegas, Frederico Calonge Vilaça, que obteve a maior nota individual, subiu ao palco para recebimento das congratulações entregues pelo reitor Demetrius e pelo diretor-geral Calil.

Veja alguns registros da cerimônia neste link.

Fernanda Pessoa
Comunicação Institucional/UFV-Florestal

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados