Professor da UFV-Florestal é convidado para cargo de chefe da Delegação Brasileira de Ciclismo para Olimpíadas em Paris/2024

O diretor de Ensino e professor da Educação Física Guilherme de Azambuja Pussieldi foi convidado pelo presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) José Luiz Vasconcelos para o cargo de chefe da Delegação Brasileira de Ciclismo para as Olimpíadas em Paris.

Pussieldi viajou no ultimo sábado (20) e já participou dos treinos assim que chegou no domingo (21) na Vila Olímpica, onde a equipe se encontrou. Segundo ele, os jogos começam dia 26, após a abertura, mas antes disso os atletas precisam de um período de “aclimatação”, ou seja, adaptação fisiológica ao ambiente em que haverá competições.

Conforme o professor, a primeira corrida acontece dia 28, na modalidade mountain bike. Apesar de cada modalidade ter seu próprio treinador, o chefe de delegação tem a responsabilidade de acompanhar os treinamentos. Ele também é responsável pela parte mais “burocrática”, como logística de passagens, hospedagem, alimentação, uniformes, seguro dos atletas, transporte das bicicletas, peso de bagagens, dinâmica, tamanhos e distribuição dos uniformes etc. No entanto, Pussieldi contou que parte do trabalho começa bem antes do embarque, pois muita coisa já havia sido feita anteriormente de forma online.

O convite para participação da Delegação Brasileira foi feito informalmente em janeiro e, depois, ele participou de um congresso da CBC em que foi apresentado como “gerente de alto rendimento” (gestão baseado em eficiência e resultados de alto impacto), pois já teve a oportunidade de atuar junto à seleção brasileira de ciclismo e mostrar seu trabalho. Após a formalização do convite, Pussieldi recebeu autorização da UFV para afastamento do país e agora representa o Brasil e a UFV-Florestal nas olimpíadas.

“Fico muito feliz, porque mostra que o trabalho realizado durante esses anos está sendo valorizado, mostrando que o que a gente faz, a gente tenta sempre fazer bem feito”, destaca Pussieldi. “É o maior evento do planeta, né? Então é um orgulho muito grande pra mim, enquanto professor da UFV, ter o apoio da universidade para participar dos Jogos Olímpicos, bem como o apoio da confederação e da sociedade no sentido de valorizar o trabalho que venho fazendo há alguns anos no esporte”, finalizou o professor Guilherme.