Parceria entre UFV-Florestal e Sistema Faemg-Senar certifica jovens do Campo
A noite de 10 de dezembro foi marcada por valorização, reconhecimento e alegria na UFV-Florestal. Jovens do meio rural celebraram a conclusão do curso de Equideocultura em uma cerimônia simbólica de certificação promovida pela Diretoria de Extensão e Cultura (DXT). Ao todo, 28 estudantes concluíram a formação oferecida pelo Programa Jovem do Campo, iniciativa do Sistema Faemg-Senar/Sindicato Rural de Pará de Minas, em parceria com a UFV-Florestal/Cedaf.

O curso foi realizado de 15 de setembro a 5 de dezembro, nas dependências do campus da UFV-Florestal. A organização e condução das atividades ficaram sob responsabilidade da agente de Desenvolvimento Rural do Sistema Faemg-Senar, que atua junto à DXT, Dirce Maria Lago Bezerra, com o apoio da Equipe Raízes, formada por estudantes de graduação da UFV-Florestal.

O programa foi estruturado em cinco módulos: motivacional; manejo e alimentação de equídeos; equitação; doma racional e empreendedorismo — totalizando uma carga horária de 204 horas. Dirce destacou que a divisão do curso em duas turmas, nos períodos matutino e vespertino, possibilitou maior alcance, permitindo que estudantes de diferentes turnos participassem em contraturno.
Ainda conforme Dirce, o programa também cumpriu um importante papel de integração entre a universidade e a comunidade. Alunos da Cedaf participaram do curso juntamente com estudantes da Escola Estadual Serafim Ribeiro Rezende, muitos deles oriundos de comunidades da zona rural de Florestal. Além disso, houve a participação de filhos de produtores rurais de municípios da região, como Mateus Leme, Juatuba e Pará de Minas.
A cerimônia de certificação contou com a presença do diretor da DXT, professor Herbert Fernando Martins de Oliveira; do coordenador do curso técnico em Agropecuária da Cedaf, professor Jonas Alberto Rios; da diretora da Escola Estadual Serafim Ribeiro Rezende, professora Sílvia Cunha; e de representantes do Sistema Faemg-Senar, entre eles o vice-presidente secretário Ebinho Bernardes, a analista técnica da Formação Profissional Rural (FPR), Marília Saraiva, a gerente de Mulher, Jovem e Inovação, Silvana Novais, o gerente do Escritório Regional de Sete Lagoas, Ricardo Costa, e o presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas, Eugênio Mendes Diniz.
De acordo com Ebinho Bernardes, a noite foi marcada por emoção e orgulho diante da trajetória e do empenho dos jovens formandos.
Os estudantes do curso técnico em Agropecuária da Cedaf poderão aproveitar a carga horária cursada como atividades de extensão rural, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Profissional e Tecnológica.
O Programa
O Programa Jovem no Campo é direcionado a jovens entre 15 e 24 anos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental, médio ou o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que possuam vínculo e afinidade com o meio rural. A partir das características da realidade local e do perfil dos participantes, o Senar define os módulos e a carga horária de cada curso, de acordo com a área de ocupação abordada.
Inclusão
Realizado pela primeira vez na UFV-Florestal, o programa também se destacou pelo compromisso com a inclusão. Uma aluna com necessidades especiais foi acolhida, e o curso passou por adaptações para garantir sua participação plena, contando com uma rede de apoio formada por colegas, equipe da Prefeitura Municipal de Igaratinga, Sistema Faemg-Senar/Sindicato Rural e Cedaf.
Dirce Maria Lago Bezerra ressalta que o curso de Equideocultura “foi também uma forma de oferecer oportunidade aos estudantes do período noturno da escola estadual, os quais não encontram muitas possibilidades de qualificação dentro de sua área de interesse”.
Confraternização
As comemorações continuaram no dia 13 de dezembro, quando o presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas, Eugênio Diniz, e o diretor-geral da UFV-Florestal, professor Antônio Cezar Pereira Calil, ofereceram um almoço de confraternização na Granja Gema para os integrantes da Equipe Raízes e os participantes do Programa Jovem no Campo.

Segundo o líder da Equipe Raízes, Israel Schutzmann, o programa integrou uma das metas do grupo na 3ª Maratona Faemg Jovem. “É muito gratificante para todos nós encerrar o ano com mais uma entrega, unindo o produtor rural à academia e aos estudantes. É nossa missão fortalecer o Agro e valorizar os talentos do campo.”
Fernanda Pessoa
Divulgação Institucional/UFV-Florestal