Iniciados os XVIII Jogos Internos da Cedaf

Bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e da Cedaf

Foram oficialmente abertos, na manhã desta quinta-feira (18), os XVIII Jogos Internos da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) – JiCedaf. Com a finalidade de envolver e integrar todos os estudantes com as equipes que participarão das atividades esportivas, foi composta uma mesa de autoridades e promovido o desfile dos alunos do ensino médio e técnico que fazem parte das equipes do JiCedaf.

Na mesa das autoridades estavam os diretores da UFV-Florestal e os membros da Comissão de Avaliação do Evento ligados ao ensino médio e técnico.

O desfile começou com a entrada das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e da Cedaf, seguidas pelas equipes: Thor, liderada por Pedro Lucas Paulino; Odin, liderada por Lara Geovana; Loki, liderada por Lucas Rufino e Valkirias, liderada por Anita Azevedo e Daniel Inácio.

A execução do Hino Nacional Brasileiro foi realizada ao som do violino da estudante do 2o ano do ensino médio federal Catarina Santana. A estudante também tocou a canção “Carruagens de fogo”, do compositor grego Vangelis, enquanto o líder da equipe Vakírias realizava o acendimento da Pira Olímpica. Confira o momento acessando este link.

O juramento foi conduzido pelo estudante líder da equipe Loki Pedro Lucas Rufino, manifestando o compromisso de todos os participantes com a concorrência leal, respeito aos regulamentos, aos colegas e à arbitragem, visando à glória da equipe e à honra da escola. A seguir, cada líder de equipe foi ao palanque e falou sobre a mitologia nórdica, tema do XVIII JiCedaf, e sobre a escolha do nome equipe e a relação do personagem com a esportividade.

O Coordenador do Ensino Médio Integrado professor Sílvio Rodrigo de Moura Rocha comentou sobre a importância do esporte na integração entre corpo e mente. Ele destacou o quanto o ser humano é complexo e a importância de incentivar os jogos no ambiente acadêmico, visando o incentivo à diversidade, ao lazer e à saúde mental. Assim, o professor agradeceu e parabenizou os organizadores do XVIII JiCedaf, especialmente aos professores Timão e Guilherme Pussieldi

Em seu pronunciamento, o diretor-geral da UFV-Florestal professor Antônio Cezar Pereira Calil ressaltou que os jogos levam à competitividade. Para ele, além de fazer bem à saúde, o esporte traz uma constante superação de metas, com lealdade, organização e regras, como acontece todos os anos.

O professor Calil chamou a atenção para o fato de o JiCedaf já estar em sua 18a edição, podendo, assim, ser considerado um evento bem sucedido e veterano e sobre a satisfação que ele sente em realizar novamente o evento após dois anos de isolamento social. Assim, o diretor-geral declarou abertos os XVIII Jogos Internos da Cedaf.

Confira neste link alguns registros da cerimônia.