Informativo

Ex-aluno da UFV-Florestal é anunciado como técnico da equipe Sub-20 do Cruzeiro

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Mairon César, anunciado nessa segunda-feira (17) como técnico da equipe Sub-20 do Cruzeiro, enaltece sua trajetória acadêmica na Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV-Florestal). Natural de Timóteo (MG), Mairon é graduado em Educação Física pela UFV-Florestal desde 2014, quando foi bolsista em dois projetos de extensão em futebol. O novo técnico do Cruzeiro foi orientando do professor Romário Cardoso (hoje aposentado) não só em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como também em sua pós-graduação lato sensu em Futebol cursada no Campus Viçosa.

De acordo com o professor Romário, Mairon sempre foi um “aluno exemplar, estudioso, dedicado, bom caráter e com passagem por várias categorias da base do América Mineiro, assumindo como treinador do Sub-20 em 2022”. Para seu orientador, ele é “uma promessa, agora no Cruzeiro!”

Dedicado com as atuais práticas de treino e gestão no futebol, Mairon também participou da CBF Academy, obtendo a Licença A da CBF, que o permite que ele atue na posição de Preparador Físico em equipes de Futebol profissionais e seleções. Ou seja, além de acadêmica, sua formação é certificada pelas instituições oficiais da modalidade esportiva em que ele atua, inclusive, gestão e negócios no futebol.

Atuação Profissional

Foto: O Tempo Sports

Mairon César passou a atuar no América-MG em 2019 como auxiliar do sub-20, mas assumiu o comando da equipe em 2022, com trabalho de destaque. Nesse clube, foi vice-campeão da Copa São Paulo (Copinha) em 2023, e campeão mineiro Sub-20 no mesmo ano.

Como técnico do Sub-20 do América, Mairon dirigiu a equipe em 134 jogos, conquistando 66 vitórias, 34 empates e 32 derrotas. Sob seu comando, surgiram jogadores importantes para o time principal do América, como Arthur, Breno Cascardo, Júlio, Renato Marques, Adyson, Paulinho e Gustavo Marques

Também teve experiência como professor: por três anos, lecionou na Universidade do Vale do Rio Doce, o que evidencia sua capacidade de ensinar, comunicar conceitos e liderar, habilidades diretamente aproveitadas no comando de equipes de base.

Mairon César deixou em seu perfil no Instagram uma nota de despedida e agradecimento a toda sua equipe e torcida do América-MG, ressaltando a importância do clube em sua trajetória profissional e toda experiência adquirida durante sete anos.

Fernanda Pessoa
Divulgação Institucional/UFV-Florestal

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados