Informativo

Estudantes da UFV-Florestal vencem Maratona Faemg Jovem novamente

A Equipe Raízes, formada por jovens do Agro da UFV-Florestal, que, vinculados ao Sindicato Rural de Pará de Minas vêm promovendo atividades extensionistas junto aos produtores da região, venceram, pela segunda vez consecutiva, em terceiro lugar estadual a 3ª Maratona Faemg Jovem. A premiação aconteceu durante o 4º Encontro dos Jovens do Café, realizado na última quinta-feira (6), no decorrer da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. 

 Equipe Raízes completa, com estudantes, coordenador, representantes do Senar/Faemg, diretores da UFV-Florestal e presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas.

O momento foi acompanhado pelo diretor-geral da UFV-Florestal, professor Antônio Cezar Pereira Calil e pelo diretor de Extensão e Cultura da UFV-Florestal (DXT), professor Herbert Fernando Martins de Oliveira que demonstraram satisfação com o resultado alcançado, com a parceria do Sindicato Rural de Pará de Minas e a UFV Campus Florestal, e pelo fato de os estudantes colocarem em prática a teoria aprendida. Segundo o diretor da DXT, trata-se de uma competição em que participam mais de 50 equipes, “e a equipe Raízes, conseguiu o pódio mais uma vez!”. Herbert ressalta a que a equipe “conseguiu realmente atingir o objetivo”. Assim, ele faz votos de que, no próximo ano, a parceria continue tendo sucesso.  

Para o presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas, Eugênio Mendes Diniz, “a participação do Sindicato Rural na Maratona Faemg Jovem já acontece há três anos seguidos e a Equipe Raízes tem representado a nossa juventude do Agronegócio nesse movimento”. Segundo ele, o trabalho em prol dos produtores associados e o apoio em eventos do sindicato em Florestal e nos municípios de extensão de base reforçam os laços dos produtores e do sindicato com a Academia. “Essa parceria com a Cedaf é importante para a continuidade dos projetos e ações da equipe, juntamente com o Sindicato Rural de Pará de Minas, sendo estratégicas e gratificantes as ações junto ao produtor rural.”, destacou Eugênio Diniz.  

A equipe torna-se, assim, bicampeã com seu projeto que, esse ano, teve, como tema, a “Conexão Campo – Cidade”. O objetivo foi promover a interação de crianças com o campo, por meio de palestras e materiais desenvolvidos especialmente para comunicação com esse público.  

Outra premiada foi Laiza Kelly de Oliveira, estudante do curso de Administração da UFV-Florestal e membro da equipe Raízes. Por ser destaque como a jovem que mais fez cursos pelo “Senar Play”, plataforma on-line que oferece capacitações, Laiza foi reconhecida e presenteada com um “kit tecnológico” oferecido pelo Sistema Faemg-Senar. 

Premiação da estudante de Administração Laiza Kelly de Oliveira.

A equipe é interdisciplinar, formada pelos estudantes Israel Ribeiro Cezario Schutzmann (Administração), Michael Bergsten Eliphelete Rodrigues Barbosa (Agronomia), Amelie Maia Goulart Silva (Agronomia), Caio Silva Mascarenhas (Agronomia), Cauã Dal-Bianco Lage (Administração), Laisa Aparecida Santos (Agronomia), Laiza Kelly de Oliveira (Administração), Laura Ferreira dos Santos (Agronomia), Lívia Maria Amaral Arruda (Agronomia), Lucas Amorim Vieira (Agronomia) e Rafael Victor Carvalho Assis (Agronomia), sob a coordenação do professor Adilson de Castro Antônio. Eles receberam como prêmio de terceiro lugar mochilas personalizadas, kits tecnológicos, medalhas e um cheque de três mil reais, além de um troféu para a equipe. O Sindicato Rural de Pará de Minas ganhou um notebook de última geração. Todos os prêmios foram oferecidos pelo Sistema Faemg/Senar e patrocinadores. 

Na ocasião, também foi lançado o livro “Os jovens, as Gerais e o Agro”, construção coletiva que conta a trajetória de lideranças jovens ligadas ao Agronegócio de Minas Gerais, pela editora Ler o Agro, sob a coordenação editorial de Laura Meireles. Um dos autores do livro é Israel Schutzmann, que foi o líder dessa edição da Equipe Raízes. 

Lançamento do livro “Os Jovens, as Gerais e o Agro”, de co-autoria de Israel Schutzmann, do curso de Administração da UFV-Florestal

O diretor da DXT ressalta a que a equipe “conseguiu realmente atingir o objetivo”. Assim, ele faz votos de que, no próximo ano, a parceria continue tendo sucesso. 

Vale ressaltar que, na cerimônia, houve um momento de agradecimento aos presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais e aos gerentes regionais, que contribuíram para o sucesso da Maratona. Ao final do evento, também foi oferecida uma comemoração para todas as equipes, promovendo interação entre jovens de todo o Estado. 

Maratona 

A Maratona Faemg Jovem envolve jovens mineiros em desafios para promover inovação e fortalecimento do Agro. Em 2025, as equipes vencedoras receberam prêmios, acesso a missões técnicas e mentorias especializadas em liderança. Além disso, houve aumento do número de inscritos, totalizando 504 jovens distribuídos em 54 equipes.  

Conforme a Gerente da Mulher, Jovem e Inovação da Faemg/Senar, Silvana Novais, a Maratona é um movimento de jovens do Sistema Faemg/Senar que  cresce a cada ano. Em 2025, “é possível ver o envolvimento dos jovens em cada vez mais projetos de destaque nos municípios, atingindo as comunidades e seu entorno, até mesmo a região. Nós começamos esse movimento em 2023, com o objetivo de trazer o jovem, mostrar para ele o que é esse setor Agro de que tanto falamos, principalmente a Agropecuária, e as oportunidades que têm, com o propósito de formar lideranças e engajar esses jovens nas instituições do Agro”, afirma.  

Foi nesse contexto, segundo Silvana, que surgiu a ideia desse programa, juntamente com os sindicatos dos produtores rurais. “E os sindicatos têm abraçado aos poucos esse trabalho como uma forma de realmente de mostrar ao jovem a importância e as oportunidades que o setor tem”, destaca a gerente. Para ela, isso mostra que o jovem quer oportunidades, direcionamento. “E nós chegamos oferecendo isso e fazendo junto com eles. Não é só oferecer e deixar solto, é levar coisas que eles possam se desenvolver, se despontar”, completa Silvana. 

Equipe Raízes voltando para casa com os prêmios

Fernanda Pessoa
Divulgação Institucional/UFV-Florestal

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados