Equipe da UFV-Florestal é campeã da 11a edição do Campus Mobile

Igor Lucas dos Santos Braz e Tássia Martins Almeida Gomes, do curso de Ciência da Computação recebendo prêmio na 11o Campus Mobile

A equipe da UFV-Florestal é campeã da 11a edição do Campus Mobile, na categoria Games. O evento, realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn, hub de inovação da Claro, aconteceu virtualmente e também de forma presencial na cidade São Paulo (SP). O resultado foi divulgado em 3 de maio pelo Instituto Claro.

O Campus Mobile é um programa cujo objetivo é incentivar a inovação e o empreendedorismo entre jovens brasileiros. Nessa 11a edição, participaram universitários de todo o país,compreendendo, ao todo, inscrições de 182 jovens de 21 estados brasileiros. Foram, assim, selecionados ao final seis projetos inovadores em Educação, Saúde, Games, Diversidade, Smart Cities e Smart Farms.

A competição teve cinco etapas, sendo que a quarta foi realizada remotamente e consistiu na finalização dos protótipos. No fim da etapa, projetos foram avaliados conforme as metas de desenvolvimento estabelecidas pela competição, selecionando uma equipe de cada categoria.

Os times vencedores foram premiados com uma viagem de imersão para o Vale do Silício em São Francisco (EUA), prevista para setembro de 2023. Durante a viagem, os estudantes terão a oportunidade de visitar empresas de ponta e universidades, bem como participar de oficinas, palestras e momentos de network.

Do curso de Ciência da Computação da UFV-Florestal, os estudantes Igor Lucas dos Santos Braz e Tássia Martins Almeida Gomes desenvolveram o game Emily Is Afterlife. Na descrição do Campus Mobile, trata-se de um “jogo onde você junta recortes de poemas e da vida de Emily Dickinson, conhecendo a história da grande poetisa estadunidense”.

Para Igor Lucas, a participação na Campus Mobile foi uma das melhores experiências de sua vida. “nunca pensei que fosse vencer, a Tássia e eu ficamos muito felizes, nem acreditamos na hora. Mas realmente foi muito bom, uma experiência muito boa. Indico que todos participem, quero realmente que várias pessoas participem porque é uma experiência muito boa.”, confessou o estudante.

A professora Gláucia Braga e Silva, coordenadora das equipes da UFV-Florestal, relata que em maio de 2022, três equipes foram recrutadas. Os estudantes envolvidos participaram, assim, de treinamentos periódicos e mentorias no contexto do MinasCoders, Programa de Extensão cujo objetivo é atrair, motivar e manter meninas nos cursos de Ciência da Computação e Informática. Durante sete meses, as equipes contaram com palestras técnicas, minicursos e mentoria ofertados pela Afterverse, empresa parceira do MinasCoders, para o desenvolvimento de jogos.

Equipes

Nesta 11a Campus Mobile participaram três equipes da UFV-Florestal, todas na categoria Games, com os jogos Conquest Of Women, Enigmath e Emily is Afterlife. Essa última foi vencedora da quarta epata, recebendo prêmios em dinheiro e fazendo jus à viagem a São Francisco (EUA). As equipes dos jogos Conquest Of Women e Enigmath foram escolhidas entre 89 ideias e participaram a terceira etapa. Para ser selecionados, os estudantes desenvolveram aplicativos para dispositivos móveis dentro de suas categorias que geram impactos sociais.

Dessa forma, todas as equipes da UFV-Florestal participantes do Campus Mobile em 2023 usufruíram da semana imersiva em São Paulo (SP) no período de 5 a 10 de março. Na ocasião, eles participaram de palestras e painéis com dicas de profissionais sobre como desenvolver o seu negócio e outros assuntos além da programação. Os participantes também tiveram um espaço para desenvolver seus protótipos e seu pitch (apresentação de um negócio inovador para qualquer público) com a ajuda dos embaixadores e mentores do evento.

Ao longo do ano de 2022 os estudantes receberam treinamento e mentoria na UFV-Florestal para elaborar os jogos, contando, inclusive, com parceria de diversas instituições e empresas. Para mais informações sobre o MinasCoders, acesse: https://minascoders.caf.ufv.br/

Prêmio em dinheiro recebido pela classificação para a final do Campus Mobile