Equipe Acauã tem destaque na 24a Competição SAE Brasil Aerodesign

Equipe de 2022

A UFV-Florestal foi representada pela equipe Acauã Aerodesign na 24ª Competição SAE Brasil Aerodesign em São José dos Campos/SP entre os dias 3 e 6 de novembro, conquistando o 5º lugar na classificação final da classe micro. Além disso, a equipe também ganhou duas menções honrosas: uma por conseguir projetar uma aeronave que coube em uma caixa de transporte de menor volume e outra foi por conseguir o menor tempo de missão (montagem da aeronave, voo, desmontagem da aeronave e acomodação na caixa de transporte.

O Projeto de construção de aeronaves rádio controladas para competição é coordenado pelo professor do curso de Física Robson Luiz Santos, que também é orientador da equipe, e co-orientado pelo professor de Física Leonardo Antônio Mendes de Souza. A equipe este ano é formada por oito estudantes do curso de Física e um do curso de Ciências da Computação.

O professor Robson Luiz Santos explica que projetar a aeronave para o Aerodesign implica em atender os requisitos do regulamento da competição, elaborar sete relatórios de projeto aeronáutico, criar plantas detalhadas, realizar simulações usando softwares, construir a aeronave e fazer ensaios estáticos e em voo. Assim, ápice do trabalho de quase um ano acontece na competição, primeiro de projeto – com apresentação dos relatórios perante uma banca composta por engenheiros da indústria aeronáutica – e depois na competição de voo no aeroporto de São José dos Campos/SP.

Sobre a SAE Brasil Aerodesign

Plataforma de decolagem

A competição SAE Brasil Aerodesign é realizada no Brasil initerruptamente desde 1999 e a UFV-Florestal desenvolve as aeronaves para essa competição desde 2011. Em algumas edições, a participação do CAF ocorreu por meio de dois projetos de aeronave para as classes micro e regular e para isso, além da equipe Acauã, também temos a equipe Acauãzim.

Na UFV-Florestal, além de Física e Ciência da Computação, existem outros cursos cujos estudantes são elegíveis a participar no Aerodesign, como Matemática, Engenharia de Alimentos e Química. A cada ano, conforme a necessidade, há seleção de novos integrantes para as equipes.

Mais detalhes e imagens dos Projetos estão disponíveis no instagran @acauaufvaerodesign.

Menção Honrosa pelo Menor Volume de Caixa
Menção Honrosa pelo Menor Tempo de Missão