Informativo

Eduardo Barbosa (1958 – 2023)

A UFV-Florestal manifesta seu pesar pelo falecimento do ex-deputado Eduardo Barbosa, aos 64 anos. Ele era parceiro da nossa instituição e exercia um trabalho muito importante em prol das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), cuja federação ele fundou e presidiu.

Eduardo Barbosa foi autor do projeto que deu origem à lei que criou uma renda básica emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa, durante a pandemia da Covid-19 e do projeto que obriga o País a garantir educação e aprendizagem ao longo da vida a jovens e adultos que estão fora da idade escolar e às pessoas que têm necessidades especiais.

Formado em medicina pela UFMG (1984) e pós graduado em Saúde Pública pela Faculdade de Ribeirão Preto- SP, ele fez curso no Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade de Harvard – Cambridge, Massachusetts (2012). O deputado foi eleito por sete vezes (de 1995 a 2023), foi ouvidor-geral da Casa e vice-líder do PSDB por vários anos.

O deputado foi médico do Hospital N. S. da Conceição em Pará de Minas – MG de 1986 a 1994, da Fundação Municipal de Saúde de 1991 a 1994 e Secretário do Trabalho, da Assistência Social, da Criança e do Adolescente do Governo do Estado de Minas Gerais de 1995 a 1998.

Eduardo Barbosa morreu na madrugada dessa quarta-feira (23), em Brasília, devido a problemas cardíacos. Ele está sendo velado na cidade de Pará de Minas.

Manifestamos nossa tristeza e prestamos condolências à família e amigos.

Ladeado pelo diretor de Extensão e Cultura professor Herbert Fernando Martins de Oliveira e pelo diretor-geral da UFV-Florestal professor Antônio Cezar Pereira Calil, o ex-deputado Eduardo Barbosa sempre foi parceiro de nossa instituição e atuante pela causa das pessoas com necessidades especiais

Divulgação Institucional/UFV-Florestal

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados