Diretoria de Assuntos Comunitários disponibiliza Espaço de Acolhimento e Apoio Estudantil

Desde setembro deste ano está disponível na UFV-Florestal o Espaço de Acolhimento e Apoio Estudantil, para atendimento e aproximação dos estudantes do ensino médio, cursos técnicos, graduação e pós-graduação, visando auxiliá-los no processo educativo.

O acolhimento estudantil é uma ação da Diretoria de Assuntos Comunitários (DCC), idealizado com a intenção de atender a comunidade acadêmica com base em quatro pilares: acolher, ouvir, orientar e encaminhar. O objetivo da Assistência Comunitária é auxiliar os estudantes a encontrarem respostas para suas dúvidas, inquietações ou dificuldades, independentemente se a demanda é acadêmica, pedagógica, emocional, socioeconômica, de saúde ou outra.

O Espaço está localizado no Prédio Principal (em frente ao bebedouro), aberto de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h, e conta com o atendimento da auxiliar de Enfermagem Elisângela Lopes e do assistente de alunos João Carlos Carvalho.

Conforme explica o diretor de Assuntos Comunitários Elias Vasconcelos, o serviço é mais amplo que o atendimento em uma sala fixa. Trata-se de um apoio inicial, em que, além de conversa e escuta ativa, há direcionamento do aluno para o profissional ou setor adequado à resolução do problema, dentro ou fora do campus, ressalta Elias.

O espaço dispõe também de um carro para transporte emergencial dos estudantes ou pra que os profissionais possam se deslocar para encontrá-los. Em casos relacionados à saúde, por exemplo, a enfermeira Elisângela realiza o atendimento ou encaminha para o Serviço de Saúde da UFV-Florestal – onde estão os médicos Marcelo Magest e Renata Moreira, o psicólogo Pedro Baratti, as auxiliares de enfermagem Karolayne e Natália a chefe do setor Cínthia Miranda – ou mesmo para o Posto de Saúde Rachid Saliba de Florestal.

Elias Vasconcelos conta que a equipe elaborou o espaço levando em conta a alta demanda de apoio pelos estudantes, especialmente no período pós-pandemia. “Muitos alunos vêm só para conversar, desabafar mesmo”, conta o diretor da DCC.

O diretor-geral da UFV-Florestal professor Antônio Cezar Pereira Calil elogiou a iniciativa da DCC. Para ele, trata-se de uma ferramenta muito importante de apoio ao estudante, pois é um pronto atendimento com localização central, profissionais preparados e um carro disponível para transporte imediato. E os estudantes precisam ter esse espaço de acolhimento com fácil acesso e ampla disponibilidade.

A DCC ressalta que o o espaço é coletivo – também disponível para servidores que estiverem precisando – e sugestões são muito bem vindas.

Contato:

Telefone/whatsApp para contato: (31) 3602-1206