Cerimônia de Colação de Grau movimenta o sábado da UFV-Florestal
A UFV-Florestal ficou movimentada na manhã de 3 de fevereiro com a alegria da comemoração pela colação de grau de cerca de formandos dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Física, Matemática e Tecnologia em Gestão Ambiental. A sessão solene ocorreu no ginásio poliesportivo e foi presidida pelo reitor da UFV professor Demetrius David da Silva.
O reitor parabenizou e agradeceu os pais e responsáveis pelos formandos pela “confiança que cada um de vocês teve em nossa universidade, que permitiu que nós pudéssemos contribuir para a formação pessoal e profissional de cada um”. Ele destacou, ainda, a importância do nome Universidade Federal de Viçosa na trajetória de cada formando, pois a instituição é referência em qualidade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Para isso, ele citou os rankings nacionais e internacionais em que a UFV está posicionada. E, como universidade federal, a retribuição deve vir em forma de ética e honra no exercício da profissão, sempre almejando o bem-estar social como finalidade.
Já o diretor-geral da UFV-Florestal, professor Antônio Cezar Pereira Calil iniciou com a reflexão “uma instituição de educação pode transformar a vida das pessoas”. O diretor-geral completou que “tendo em vista o compromisso profissional, o foco é nas pessoas” e na justiça social. Calil finalizou desejando uma “vida gloriosa” e abençoada aos formandos e seus familiares.
O paraninfo dos formandos foi o prefeito Wagner dos Santos Júnior, natural de Florestal, ex-aluno do ensino médio da Cedaf/UFV-Florestal e Bacharel em Administração pela PUC Minas em Belo Horizonte. Conhecido atualmente como “Juninho prefeito”, ele já atuou no poder legislativo da cidade por 12 anos, sendo considerado, aos 21 anos, em 2009, o vereador mais jovem da cidade, ocupando, inclusive, o cargo de presidente da Câmara Municipal em duas oportunidades. Em 2020, foi eleito o prefeito mais jovem da história do município. Ele vem desenvolvendo muitos projetos junto à UFV e o Campus na certeza de que o progresso tanto do município quanto da universidade é beneficiado por essa parceria.
Em seu discurso, o prefeito destacou seu sentimento de gratidão e honra pelo convite dos formandos para ser paraninfo e deixou uma mensagem: “hoje se completa mais uma etapa na vida de vocês, foi pouco tempo que exigiu bastante esforço físico, mental, emocional, além da abdicação de muitos momentos felizes. Mas também foram esses anos que lhes proporcionarão uma porção de conhecimentos científicos, relações interpessoais e principalmente vocês tiveram a oportunidade de desenvolver a arte de conviver com pessoas de personalidades e opiniões diferentes. E tudo isso agregará muito valor à vida de vocês”. E ele completa com o conselho da importância de valorizar sempre as pessoas em detrimento dos bens materiais: “O exercício diário da gratidão, da educação e da empatia e respeito ao próximo”
O compromisso profissional dos formandos da solenidade foi conduzido pela formanda do curso de Física Amanda Alves Brayner e a oradora da turma foi Danielle de Oliveria Luz, do curso de Administração.
Danielle destacou que os formandos estão encerrando mais um ciclo para iniciar outro com novos desafios na profissão que escolheram. E, como seres humanos, é necessário que busquem “seguir a felicidade, o respeito pelos outros, a fé, a integridade, a compaixão, a perseverança a justiça e o amor”. Ela lembrou, ainda, dos pilares que representam a UFV desde sua entrada – estudar, saber, agir e vencer: “há uma esplêndida sabedoria no conjunto dessas palavras, as quais nós víamos a cada dia que entrávamos nesta universidade e, a partir de hoje não as veremos mais diariamente, mas que possamos ter em nossas mentes a lembrança delas”, ressaltou a oradora.
Durante a cerimônia, os alunos que terminaram o curso com maior coeficiente de rendimento acumulado entre seus pares, sendo este coeficiente maior ou igual a 85, e cursaram um mínimo de 15 créditos por período letivo, foram honrados com a medalha de prata Presidente Bernardes. A medalha, cunhada em ouro ou prata foi instituída pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Viçosa (Consu) em 6 de dezembro de 1976 como prêmio honorífico aos estudantes que tiveram excelência em seus cursos de graduação.
Assim, foram agraciados com as medalhas de prata Laura Edvânia Pereira (Ciências Biológicas), Eduardo Torres Tristão (Ciência da Computação) e Daiane Aparecida Freitas Vieira (Engenharia de Alimentos).
Alguns registros da cerimônia estão disponíveis na página oficial do Campus UFV-Florestal no Instagram.
Fernanda Pessoa
Divulgação Institucional/UFV-Florestal