Cedaf inicia aulas da primeira turma do Programa EnergIF

A Cedaf/UFV-Florestal recebeu, na noite de 7 de abril, no auditório do Prédio de Laboratórios de Ensino (LEN) a primeira turma do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis – Instalador de Painéis Fotovoltaicos para a aula inaugural. Cerca de 30 alunos foram recebidos pelo diretor-geral da UFV-Florestal Antônio Cezar Pereira Calil, o coordenador-geral da Secretaria Qualifica Cedaf Adilson de Castro Antônio, o coordenador do curso Fabrício Calil e pelo prefeito de Florestal Wagner dos Santos Júnior.

Em sua fala, o professor Adilson deu boas-vindas aos alunos e destacou o empenho da Secretaria do Qualifica Cedaf em buscar projetos junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)/MEC em benefício da população de Florestal e cidades circunvizinhas. O coordenador geral ressaltou, ainda, que o curso foi elaborado cuidadosamente para atender às promissoras demandas de mercado de trabalho relacionado às energias renováveis, especialmente a oriunda da fonte solar, além da possiblidade de empreendorismo nessa área, portando um certificado com a qualidade da UFV e da Cedaf.

O curso é oferecido na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) por meio do Programa Qualifica Mais/EnergIF, da Setec, o qual formenta vagas de qualificação profissional gratuita com carga-horária mínima de 200h.

Neste ano de 2022 foram disponibilizadas duzentas vagas gratuitas para Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis – Instalador de Painéis Fotovoltaicos. Assim, os interessados que cumprirem os requisitos de inscrição (ter 18 anos completos até a matrícula e pelo menos o ensino fundamental I completo- 5ª série) devem acompanhar novas oportunidades previstas no cronograma de inscrições e o site do EnergIF da Cedaf.

Fonte e fotos: Secretaria Qualifica Cedaf