Cedaf inaugura quarta turma do Qualifica Mais Energife

A Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), escola técnica vinculada à Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, inaugurou, em 21 de agosto, sua quarta turma do curso de eletricista de Sistemas de Energias Renováveis – Instalador de Painel Fotovoltaico, do Programa Energife. O curso, que nesta turma atende a 50 estudantes, possui duração de dois meses e meio.

Além da formação profissional em sistema de energia fotovoltaica, o conteúdo do curso fomenta o espírito empreendedor dos estudantes, como destacado pelo diretor-geral da Cedaf professor Antônio Cezar Pereira Calil, em seu discurso durante a aula inaugural, enfatizando o sucesso do Programa na Instituição.

O coordenador do Programa Energif professor Fabrício Pinheiro Calil enfatiza ainda que a energia solar é fundamental na transição energética para fontes menos poluentes e “tem grande potencial também no setor de transportes, mais especificamente no fornecimento de energia para veículos elétricos”, completa.

Outro diferencial é que, para fazer o curso, os estudantes recebem um kit escolar gratuito com caderno, lápis, borracha e canetas. E, atendendo à Lei 12.513, que instituiu o Pronatec, os alunos possuem assistência estudantil, por meio do Bolsa Formação.

Conforme o coordenador geral do Bolsa Formação da Cedaf professor Adilson de Castro Antônio, essa iniciativa permite levar qualificação profissional às pessoas que não teriam condições de se deslocar e se manter nas instituições de ensino. Além disso, leva cursos de qualidade e de alta empregabilidade como é o caso do Energif.

A Cedaf oferece curso de formação inicial e continuada (FIC) em Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis pelo programa Qualifica Mais Energife desde 2022. Ao concluírem o curso, os estudantes recebem o certificado de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis e são habilitados para atuarem em sistemas fotovoltaicos.

Parte dos recursos advindos do Programa Energife foram utilizados para a implementação do laboratório de aulas práticas em energia fotovoltaica, o qual é referência entre as instituições de ensino da Rede Federal. Ao todo, até o final deste ano,  serão ofertadas 400 vagas para o curso FIC em Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis pelo programa Qualifica Mais Energife.

Os estudantes receberam kits gratuitos com caderno, lápis, borracha e canetas
Painéis do Laboratório de aulas práticas em energia fotovoltaica