Cedaf inaugura Laboratório de Energia Fotovoltaica e Espaço Qualifica Cedaf

A Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal inaugurou, em 9 de dezembro desse ano, o Laboratório de Energia Fotovoltaica e o Espaço Qualifica Cedaf, localizado no terceiro andar do prédio da Biblioteca. O novo laboratório atende aos alunos do Programa Qualifica Mais Energif e o Espaço Qualifica Cedaf oferece todo o suporte para os programas de Educação Profissional e Tecnológica da Cedaf, contando com salas de aula, salas de reunião/web-conferência, laboratório de gravação e a Secretaria do Qualifica Cedaf.

A inauguração foi realizada durante a visita do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC) professor Tomás Dias Sant’ana ao campus, quando também foi realizada a cerimônia de entrega simbólica dos certificados para os alunos dos cursos Microempreendedor Individual (MEI) do Programa Qualifica Mais Progredir e Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis do Programa Qualifica Mais Energif e a homenagem aos alunos premiados por seus trabalhos apresentados na 2a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica/2022. Estavam presentes, além do secretário da Setec/MEC, o reitor da UFV professor Demetrius David da Silva, o diretor-geral da UFV-Florestal professor Antônio Cezar Pereira Calil, o prefeito de Florestal Wagner dos Santos Júnior, o coordenador-geral da Bolsa-formação professor Adilson de Castro Antônio, o diretor de Ensino Professor Guilherme de Azambuja Pussield, a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação professora Karina Rogério de Oliveira Viana, o diretor de Extensão e Cultura professor Herbert Fernando Martins de Oliveira, a Assessora da Setec professora Iara Christina Silva Barroca, o coordenador do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis professor Fabrício Pinheiro Calil e o coordenador do curso de Microempreendedor Individual professor Diego Antônio França de Freitas.

De acordo com o reitor da UFV professor Demetrius, o campo de atuação prática é valorizado pela universidade, por isso, oferecer um curso como o de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis e abrigar uma usina fotovoltaica no campus universitário representa um diferencial. “Hoje nós temos uma usina fotovoltaica no campus Florestal que consegue atender à demanda de 50% da energia de todo o campus. Então, nosso foco é esse, não só permitir o campo de atuação profissional, mas também reduzir despesas de custos da nossa universidade e utilizar esses recursos pra outras atividades. Ficamos muito gratos em inaugurar o Laboratório de Energia Fotovoltaica, que certamente faz um diferencial pro curso de qualificação profissional.”, comemorou o reitor.

O professor Tomás também falou sobre a viabilidade e a alta demanda do setor produtivo pela área de energias renováveis ou energia fotovoltaica. “A Setec definiu o conjunto de formações, de qualificação profissional, voltadas pra essas demandas. Entre elas estão o Qualifica Mais Energif, pra formação de profissionais voltados para energias renováveis, em especial, nesse momento, para energia fotovoltaica e também para microeempreendedor individual e micro e pequenas empresas.”

O professor Calil confirmou que os novos setores são conquistas não só para o campus, mas sobretudo para os alunos, que aproveitam de uma melhor infraestrutura para qualificação em áreas grande de demanda nacional no mercado de trabalho.

Clique aqui para acessar alguns registros.

Placa do Laboratório de Energia Fotovoltaica
Placa do Espaço Qualifica Cedaf