Cedaf completa 83 anos de história

Nesta terça-feira (26), a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) completa seus 83 anos de existência com uma história marcada pela tradição, qualidade e a busca constante da democratização do conhecimento.

De acordo com o diretor-geral da Cedaf/UFV-Florestal, professor Antônio Cezar Pereira Calil, graças à evolução ao crescimento da Cedaf, atualmente temos vários cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Ele aproveita a data comemorativa para agradecer toda a comunidade acadêmica, “não só a atual, mas todos que fizeram parte ao longo dessa brilhante história”, ressalta o diretor.

A comemoração do aniversário da Cedaf será estendida até a próxima segunda-feira (2), quando os estudantes de graduação irão se juntar aos alunos dos cursos médio e técnicos para cursar o primeiro semestre letivo do ano. Com toda a comunidade acadêmica reunida, os discentes serão recepcionados pela administração do campus com um momento para lanche de integração e bolo comemorativo dos 83 anos de aniversário da Cedaf.

Clique aqui para acessar a mensagem completa do diretor-geral.

História

A Escola Técnica vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV) nasceu em 26 de abril de 1939 como Fazenda Escola, durante o governo de Benedito Valadares, visando à formação de capatazes e administradores de fazendas, bem como a oferecer cursos de extensão a produtores rurais. Em 1943, a instituição passou a ministrar ensino primário e profissional agrícola. Assim, em 1947, durante o governo de Milton Campos a Fazenda Escola foi transformada em Escola Média de Agricultura de Florestal (Emaf).

A Emaf iniciou suas atividades em abril de 1949, com o curso médio de Agricultura, o qual formava técnicos agrícolas. Em 1955, a escola foi incorporada à extinta Universidade Rural de Minas Gerais (Uremg) e, em 1969, à UFV. A instituição passou a ser denominada Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) em 1981, oferencendo cursos de nível técnico.

Em 2006, pela Resolução Nº 7/2006 do Conselho Universitário (Consu), foi criado o Campus UFV-Florestal (CAF), passando a instituição a oferecer, além de cursos técnicos e médio, dois cursos superiores: Tecnologia em Gestão Ambiental e o extinto Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente, o CAF possui dez cursos superiores, cinco cursos de pós-graduação e seis cursos técnicos. A Cedaf passou a ofertar cursos técnicos e profissionalizantes. E, além do curso de Agropecuária, que existia desde 1975, Alimentos e Informática, desde 1999, passou a oferecer, também, em 2006, o curso de Hospedagem e, em 2011, os cursos de Eletrônica e Eletrotécnica.

Nossa instituição buscou ainda mais a democratização do ensino técnico ao aderir a programas de oferecimento de cursos profissionalizantes: Mediotec de 2017 a 2019; Pronatec EaD em 2018 e 2019; Novos Caminhos EaD em 2020, com mais de 5 mil vagas em 60 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para todo o Brasil e em 2021 com nova oferta de 4 mil vagas em 52 cursos FIC para todo o Brasil; Trilhas do Futuro, em 2021, por meio da parceria com a Secretaria Estadual de Educação, para oferecimento de 150 vagas de presenciais em três cursos técnicos; Qualifica Mais Progredir, em 2021, com curso FIC de Microempreendedor Individual em três municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e, em 2022, o Energif, com curso FIC presencial de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (painel fotovoltaico), com 200 vagas.