Informativo

Aposentadoria e Adicional de Insalubridade são temas de reunião da PGP com servidores da UFV-Florestal

Na tarde da última quinta-feira (5), o pró-reitor de Gestão de Pessoas Luiz Antônio Abrantes, acompanhado do chefe do Serviço de Gestão de Pessoas da UFV-Florestal (SPE/CAF) Lucas Massote de Melo Leite, o chefe do Seviço de Aposentadoria e Pensão Douglas Luís de Araújo, o chefe da Seção de Adicionais Ocupais e Reconhecimento de Tempo Especial professor Pedro Paulo do Prado Júnior (Departamento de Medicina e Enfermagem/DEM) estiveram reunidos no auditório do Prédio do Laboratório de Ensino (LEN) para conversar com os servidores do CAF. O objetivo foi atender aos pedidos de esclarecimento sobre as mudanças nas regras para aposentadoria e concessão do Adicional de Insalubridade.

Conforme foi explicado, a base legal para a aposentadoria dos servidores públicos federais é a Emenda Constitucional 103/2019. No entanto, há o alerta de que cada caso tem sua especificidade e que é aconselhável que o SPE e a PGP façam uma análise individual para verificar o plano de aposentadoria mais vantajoso para o servidor. Assim, a PGP recomendou que mesmo quando houver a centralização das aposentadorias para o INSS, que seja feita a simulação junto à Pró-reitoria pelo sistema da UFV, de forma que seja garantido o melhor interesse dos servidores.

Quanto aos adicionais de insalubridade, o professor Abrantes destacou que não fará mudanças nos laudos emitidos, de modo a respeitar o parecer do profissional e agir em conformidade com a legislação. Para os casos de dúvida ou nos quais houve divergência entre os campi, o professor Pedro Paulo reservou uma sala para atendimento individual após a reunião.

Da mesma forma, ao final, os servidores aptos a se aposentar foram atendidos um a um pelo chefe do Serviço de Aposentadoria e Pensão Douglas Luís de Araújo e pelo chefe do SPE Lucas Massote para esclarecer dúvidas ou iniciar/verificar o processo de simulação de aposentadoria.

Fernanda Pessoa

Divulgação Institucional/UFV-Florestal

Chefe do Serviço de Aposentadoria e Pensão Douglas Luís de Araújo explicando as novas regras e necessidade de atendimento individual devido às especificidades de cada servidor

Pró-reitor de Gestão de Pessoas professor Abrantes ressaltando a necessidade de procurar a PGP e o SPE mesmo quando da centralização das aposentadorias para o INSS, visando verificar o modelo mais vantajoso ao servidor

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados