Informativo

Semana do Produtor Rural combina inclusão e inovação em seu 53o evento

A 53a Semana do Produtor Rural foi considerada pelo diretor-geral professor Antônio Cezar Pereira Calil um sucesso. O evento, que ocorreu de 24 a 28 de julho no Campus UFV-Florestal, além de oferecer 33 cursos de qualificação a mais de 350 participantes, deixou o campus repleto de atividades e atrações culturais, atraindo visitantes não só de Florestal, mas de várias cidades até mesmo de outros Estados do Brasil.

Participante do curso de Embutidos e Defumados – Carne Suína Antônio, José Valentin veio de São Luís (MA) e afirmou que participa da Semana do Produtor Rural há mais de cinco edições. Ele avalia o evento como “maravilhoso, um parque de diversões!” devido à variedade e à qualidade de cursos de qualificação que oferece. Conforme o cursista, durante o dia é muita lição, conhecimento e experiência, “os cursos são excelentes, você pode sair daqui e empreender, você tem bagagem para dar os primeiros passos”, diz.

Curso de Panificação – Produção de Quitandas Mineiras

Em relação às diferenças de uma edição do evento para outra, o professor Calil destaca que a atualização é constante, acompanhando os conhecimentos gerados, as demandas recebidas durante as trocas de experiência com os produtores e diversas outras pessoas. “Nós trabalhamos em sintonia fina em relação às demandas, pois isso é necessário para ter cursos de qualidade, atualizados e que refletem as novas tecnologias que estão sendo aplicadas”. A Extensão é um compromisso institucional, “é a nossa missão, o nosso dever, por isso nós temos esse carinho e atenção com a Semana do Produtor Rural, um grande evento que serve como parâmetro para as demais atividades que acontecem ao longo do ano”.

A equipe da Diretoria de Extensão e Cultura (DXT), em nota, atribuiu o êxito da 53a Semana do Produtor Rural ao apoio e parceria dos servidores e alunos da UFV-Florestal e suas respectivas Diretorias e Setores não somente durante o evento, mas também meses antes nas fases de planejamento e no pós-evento. Conforme a DXT, os professores e servidores estiveram presentes como instrutores, alunos, parceiros ou simplesmente como público em atividades culturais. E os alunos compareceram, mesmo em período de férias, atuando junto à diretoria na realização do evento. Graças a essa cooperação o evento foi possível da forma como aconteceu.

Segundo o professor Calil, um evento com a durabilidade de mais de meio século mostra o quanto ele é importante. E, além dos cursos de qualificação, oferece várias atrações durante a semana, de forma a aproximar a comunidade da universidade e da cultura local. E, por ser voltado à família, aos produtores rurais e à comunidade local e visitante, a programação paralela foi diversificada e voltada a todos os tipos de público.

No primeiro dia de evento, a abertura contou com a apresentação musical da aluna do curso técnico em Hospedagem da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf/UFV-Florestal) Catarina Silva Oliveira Alves Santana e também com a Fanfarra dos APAExonados da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Juatuba.

A terça-feira (25) foi o “dia do Produtorzinho”, com programação infantil, incluindo: desfile e quadrilha, atividades recreativas e sessão de obervação astronômica com telescópio. O público 60+ participou de atividades na quarta (26) e na sexta-feira (28): dança sênior, bingo e café com prosa e, no último dia, desfile de Rei e Rainha da Semana do Produtor Rural. E o tradicional Balaio de Saberes aconteceu na quinta-feira (27), com encontro de produtores e apresentação de produtos orgânicos, seguindo do passeio ciclístico e da Corrida Rural.

Desfile de Rei e Rainha da Semana do Produtor Rural

Durante todas as noites houve shows com as seguintes atrações musicais: Chama Chuva, Edinho e Banda, Nolli Brothers, Edmar e Josimar, Gang Lex, Sílvio Ramiro,Weliton Costa e Gabriel, Bastardos Inglórios, Comunidade Batuque, Gleidson Andrade, Arthur Santos, Dj Pantera e Dj Talvanes.

Os registros fotográficos e de vídeo da 53a Semana do Produtor Rural podem ser acessados na nossa página do instagram: @ufvcaf.

Fernanda Pessoa

Divulgação Institucional/UFV-Florestal

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados