52a Semana do Produtor Rural tem início no Campus UFV-Florestal

As atividades artísticas do evento estão sendo realizadas na Vila do Produtor

Foi iniciada, nesta segunda-feira (25), a 52a edição da Semana do Produtor Rural, maior evento de extensão do Campus de Florestal da Universidade Federal de Viçosa, evento que acontece desde 1969. O objetivo é promover qualificação ao produtor rural por meio de cursos, palestras, Clínicas Tecnológicas e momentos de interação. Promovidos pela Diretoria de Extensão e Cultura (DXT), durante o evento, estão sendo ofertados 31 cursos de capacitação, 27 deles em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG).

Assim que chegaram, os cursistas foram recebidos para o credenciamento, seguido da a abertura no Espaço Vila do Produtor. Compuseram a mesa de honra da cerimônia o reitor da UFV, professor Demetrius David da Silva; a vice-reitora professora Rejane Nascentes; o diretor-geral da UFV-Florestal professor Antônio Cezar Pereira Calil; o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV professor José Ambrósio Ferreira Neto; o diretor de Extensão e Cultura da UFV-Florestal professor Herbert Fernando Martins de Oliveira; o diretor-geral da UFV-Rio Paranaíba professor Renato Adriane Alves Ruas; o prefeito de Florestal Wagner dos Santos Júnior; o Superintendente do Senar-MG Christiano Nascif e o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Esmeraldas Osvaldo Eustáquio de Queiroz.

Em sua fala, o diretor-geral professor Calil agradeceu aos produtores que compareceram, demonstrando o quanto valorizam a UFV-Florestal/Cedaf e manifestou sua satisfação em promover a Semana do Produtor Rural de forma presencial novamente. Ele ressaltou que só pode haver desenvolvimento do agronegócio de uma região se houver ações nesse sentido e parcerias da instituição com os municípios e outros órgãos do setor.

Além disso, conforme Calil, o agronegócio traz o desafio da constante atualização das tecnologias aliada a sua crescente robustez. Finalizando, ele agradeceu aos servidores técnico-administrativos que organizaram o evento, trabalhando até à noite, inclusive no final de semana, especialmente os ligados à DXT. E desejou uma boa e proveitosa Semana do Produtor Rural a todos.

O reitor da UFV, professor Demetrius David da Silva cumprimentou todos e parabenizou aos organizadores do evento, cujo foco é o produtor rural. Assim ele explicou o quanto a Semana do Produtor Rural em Florestal e a Semana do Fazendeiro que será realizada em Viçosa são eventos de grande importância. E desejou bom proveito a todos nos cursos, atividades artísticas diurnas e shows, enfatizando o quanto a programação do evento será benéfica também à saúde mental dos participantes.

Citado em diversas falas como o participante mais assíduo da Semana do Produtor Rural, já em sua 50a participação, dessa vez no curso de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o senhor Vely José Pedro (confira aqui uma de suas entrevistas) foi ao palco contar sobre a primeira vez que esteve no evento, em 1971, por meio de uma ação da Pastoral Rural de Divinópolis (MG). Ele contou que na época plantava somente arroz, feijão e milho e depois de adquirir conhecimentos por meio dos vários cursos que fez, ganhou diversos prêmios e reconhecimentos, inclusive como maior produtor de pimenta do Estado de Minas Gerais. O senhor Vely diz sentir-se grato a todos os professores com quem adquiriu conhecimentos. Em homenagem à sua 50a participação no evento, ele foi agraciado com o título de aluno emérito da UFV, recebendo o certificado pelas mãos do reitor da UFV e do diretor-geral do Campus Florestal. Além disso, a DXT montou um espaço na Vila do Produtor com fotos, reportagens e certificados com o histórico desse veterano e participante assíduo da Semana do Produtor Rural.

Confira nesse link algumas imagens da abertura da 52a Semana do Produtor Rural

Programação

No primeiro dia do evento, além do início dos cursos também ficou disponível a Clínica Tecnológica com a Empresa Júnior do Curso de Engenharia de Alimentos (Engaj) e a Empresa Júnior do Curso de Agronomia (Agrocaf) e o início dos trabalhos da Tenda da Saúde. Logo após a cerimônia de abertura, os participantes puderam visitar a Mostra “Raizes de Florestal”, um espaço organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS) para a exposição do artesanato feito pela população local. Houve, ainda, apresentação do Grupo de Reis São Sebastião de Florestal. Confira imagens da mostra e da apresentação neste link.

A partir das 14h aconteceu o passeio ciclístico e, às 17h, a aula de ritmos. O show noturno ficou por conta de Arthur Santos e Bê Palhares, Débora Ildêncio e de Sidney Agostinho.

Confira a programação completa da 52a Semana do Produtor Rural clicando aqui.

Fotos: Fernanda Pessoa e Jaíza Ellen

Divulgação Institucional