UFV-Florestal encerra 54ª Semana do Produtor Rural com avaliação positiva
Evento tradicional que ao mesmo tempo está sempre trazendo novidades, a Semana do Produtor Rural (SPR), em sua 54a edição, foi encerrada no último dia 19. A SPR aconteceu de 15 a 19 de julho e contou com a participação de mais de quatrocentos cursistas, oferecendo também oficinas, palestras e rodas de conversa.
Na avaliação do Diretor de Extensão e Cultura da UFV-Florestal (DXT) professor Herbert Fernando Martins de Oliveira a SPR atingiu todos os objetivos extensionistas e culturais, com os shows noturnos alcançando um número importante de participantes, incluindo a comunidade local, regional e acadêmica. “São pessoas que vieram prestigiar essa semana tão importante para o Campus UFV-Florestal”, explicou o diretor da DXT.
Uma das novidades da 54a Semana do Produtor Rural foi o oferecimento, nos períodos da manhã e da tarde, de nove oficinas de carga horária de 4h cada, com cerca de cem vagas no total, por meio da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Faemg). Conforme o professor Herbert, a ideia foi oferecer atividades paralelas aos participantes também durante o dia. Afinal, alguns cursos terminaram antes do fim da semana. “Foi uma oportunidade também para as pessoas que não puderam participar por motivo de trabalho, por exemplo”, completa o diretor da DXT, destacando que o feedback de quem participou foi muito positivo.
Os estudantes da universidade também participaram do evento com ações extensionistas. A Equipe Raízes da 2a Maratona Faemg Jovem, composta por estudantes da UFV-Florestal, promoveu atividades voltadas aos participantes da Semana do Produtor Rural. Eles colaboram nas oficinas oferecidas pelo Senar/Faemg, realizaram um bingo no período noturno e montaram um espaço na Vila do Produtor para informações aos produtores rurais. Além da Equipe Raízes, outro grupo de estudantes realizou, na sexta-feira (19), troca de óleo de cozinha usado por sabão ecológico.
O diretor-geral da UFV-Florestal professor Antônio Cezar Pereira Calil salientou que a Semana do Produtor Rural é um evento que, mesmo sendo tradicional, vem crescendo e acrescentando cada vez mais novidades e cursos, seja na área agropecuária, ou outras, “trazendo os assuntos mais modernos, de ponta, em que o setor está crescendo”, destacou Calil. Além disso, ele elogiou o professor Herbert e toda a DXT pela dedicação. “Ele tem procurado trabalhar com seriedade, juntamente com sua equipe, envolvendo toda a universidade”. Calil acrescentou, ainda, que, “com a sua facilidade de comunicação [o professor Herbert] tem buscado patrocínios, pois a instituição por si só não teria como arcar sozinha com tudo. Foi muito importante não só para o evento, mas também para divulgar nosso Campus”, completou o diretor geral.
Nas atrações noturnas, o evento contou com a participação de artistas famosos como Althair e Alexandre; Banda Lex; Cleiton e Camargo; Amanda Alves; Jacke Neves e também com músicos locais: Wilsinho da Floresta; Arthur Santos e Bê Palhares; Confraria do Samba; Descendentes do Rock; Gleidson Andrade; John Bread Band e Marino Músico.
Conforme Calil, esses shows tem muita importância para a cidade de Florestal, sendo “essenciais para o município diante da carência desse tipo de entretenimento”. Nesse sentido, o diretor-geral fala sobre a manutenção da data da SPR apesar da greve dos docentes e servidores técnico-administrativos, o que exigiu maior esforço por parte da equipe da DXT. O evento sempre começa a ser preparado no ano anterior, envolvendo parceiros e patrocinadores, por isso houve necessidade de preservar a agenda. “Queremos sempre caminhar juntamente com o diretor de Extensão e Cultura de forma a tornar esse evento cada vez melhor e mais atrativo, fazendo jus ao nível de qualidade de que ele já desfruta hoje. Caso possa melhorar, vamos nos empenhar e nos disponibilizar para isso”, disse Calil.
Sobre a qualidade da 54a Semana o Produtor Rural, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV professor José Ambrósio Ferreira Neto destacou que “Florestal se esmerou fazendo um evento sensacional, muito bonito, muito bem organizado, muito integrado. A Semana do Produtor Rural reproduz o padrão de excelência da Universidade Federal de Viçosa”.
O professor Herbert diz estar muito feliz com o resultado do evento e com o retorno recebido por parte dos que participaram. Calil destaca que “o reconhecimento dos participantes é a confirmação dos depoimentos da diretoria-geral e da DXT”.
Alguns registros da 54ª Semana do Produtor Rural podem ser conferidos na rede social da DXT, por este link.
Fernanda Pessoa
Divulgação Institucional/UFV-Florestal
Fotos: Jaiza Ellen Cordeiro