UFV-Florestal forma novos profissionais em seus dez cursos superiores
A UFV-Florestal comemorou, na noite de 10 de agosto, a colação de grau de 88 formandos de seus dez cursos de graduação: Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Gestão Ambiental e Administração. A cerimônia aconteceu no ginásio poliesportivo do campus universitário e foi presidida pela reitora em exercício, professora Rejane Nascentes.
O compromisso profissional dos formandos da solenidade foi conduzido pela formanda em Agronomia Daniela Aparecida de Oliveira.
Como paraninfa, os formandos escolheram a coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física, a professora adjunta da UFV-Florestal Marcília de Souza Silva. Em seu discurso, ela ressaltou que a vivência na universidade pública não se resume apenas a conhecimentos científicos e tecnológicos, as relações afetivas também são muito importantes e transformam profundamente cada pessoa. E que todos adquirem a “consciência de que somos capazes e podemos transformar realidades socialmente desiguais com engajamento e a nossa participação crítica nos lugares da nossa participação profissional”.
A oradora da turma foi a formanda em Cristiane Aparecida de Souza, do curso de Educação Física. Ela falou sobre os desafios que foram superados com persistência e determinação para conquistar a “tão sonhada graduação”. Nessa jornada, segundo ela, todos cresceram e evoluíram bastante, adquirindo conhecimentos teóricos e práticos e desenvolvendo habilidades pessoais e profissionais, como trabalhar em equipe, liderança, empatia e resiliência. Ela ressalta que o diploma “é um símbolo de todo o esforço e dedicação que empregamos em nossos estudos. É a certeza de que estamos prontos para contribuir com a sociedade, colocando em prática tudo o que aprendemos”.
Cristiane finaliza afirmando o orgulho que os formandos sentem de suas conquistas e a consciência de que têm ainda muito a aprender e evoluir, “por isso, vamos continuar buscando conhecimento e crescimento pessoal e profissional, sempre com humildade e comprometimento”, destaca.
O diretor-geral da UFV-Florestal professor Antônio Cezar Pereira Calil destacou que o juramento conduzido por Daniela foi complementado por Cristiane quando a oradora falou sobre a evolução dos formandos durante o curso e as habilidades profissionais e pessoais adquiridas. “Isso é fundamental, temos que entender a grandeza dessas duas formações [pessoal e profissional], especial para uma turma que sofreu os baques dos desafios da pandemia e que, pela persistência, pela tenacidade e pela dedicação, hoje é coroada, nesta etapa tão importante da vida com essa graduação”
Conforme o professor Calil, a inteligência emocional é uma importante herança que os novos profissionais adquiriram: “a formação sólida é importante mas ela não vai conduzir a lugar nenhum se não for exercida em plenitude, inspirada pelo juramento que foi feito”. E finalizou: “deixo essa sugestão, esse aconselhamento; nós precisamos de coragem para iniciar o processo mas, se nós não tivermos persistência, tenacidade, perseverança, não chegaremos a lugar nenhum. Gostaria que vocês sempre se lembrem disso, e eu tenho certeza de que, pela formação e pela trajetória, terão sempre esse norteador para vida de vocês!”
A reitora em exercício da UFV professora Rejane Nascentes destacou que a colação de grau é um dos momentos mais marcantes para os servidores públicos da universidade, entretanto, receber os estudantes assim que chegam à universidade como calouros é a ocasião mais especial. “Ter recebido vocês aqui há quatro ou cinco anos em média nos motivou a trabalhar ainda mais em prol de uma universidade que foca na formação dos estudantes para que possam aplicar seus conhecimentos adquiridos aqui em busca de uma sociedade mais justa, igualitária, sempre atuando de forma ética e socialmente responsável.
Conforme a professora Rejane, os novos profissionais da UFV são formados para atuarem mundo afora levando a ciência, a educação e o conhecimento a todos. Afinal, os formandos são o futuro da nação. E o orgulho e felicidade que todos ali estão sentindo, pais, familiares é merecido, pois foram vividos ali anos de desafios, aprendizados, lágrimas e sorrisos. “Aos formandos quero ressaltar que sei que não foi fácil chegar até aqui mas os aprendizados e o crescimento superaram essas dificuldades”, reconhece a reitora.
A professora Rejane lembra ainda que a graduação daquela turma foi marcada pela pandemia da Covid-19, “que tanto sofrimento trouxe a todos nós, mas também nos deixou lições marcantes a respeito da importância de sermos mais flexíveis, mais adaptáveis e mais solidários”, completa. Assim, ela aconselha que os novos profissionais sigam fazendo a diferença na vida das pessoas e elevando cada vez mais o nome da UFV. E que, apesar de o caminho à frente também ser desafiador, ela está “confiante de que, com formação que vocês tiveram, na melhor e mais linda das Federais, vocês poderão alcançar grandes conquistas e enfrentar qualquer desafio, criando um futuro brilhante para vocês e seus familiares”, conclui professora Rejane.
Medalha Presidente Bernardes
A Medalha Presidente Bernardes foi instituída pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Viçosa (Consu) em 1976, sendo alterada pela Resolução 10/2009 como prêmio honorífico aos alunos que obtiveram excelência em seus cursos de graduação.
Fizeram juz à “Medalha de Ouro Presidente Bernardes” dois alunos:
– Áurea Fideles Teixeira Mendonça, do curso de Administração (Instituto de Ciências Humanas e Sociais) e
– Warley Ribeiro de Freitas, de Licenciatura em Matemática (Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas)
Com a “Medalhar de Prata Presidente Bernardes” foram honrados:
– Antônio Augusto Gardingo de Aquino, do curso de Agronomia (Instituto de Ciências Agrárias)
– Matheus Henrique Machado Pereira, de Licenciatura em Educação Física (Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas)
– Otávio Santos Gomes , do curso de Ciência da Computação (Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas)
– Mariana Lopes Machado, do curso de Engenharia de Alimentos (Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas)
– Laura Elo Fernandes Moreira, de Licenciatura em Química (Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas)
Emocionada, a mãe da formanda Áurea, que foi honrada com medalha de ouro, Ilma Teixeira, da cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo (MG), não escondia seu orgulho: “eu não esperava menos dela, mas a gente sempre fica surpresa”, disse. E completou: “não dá pra descrever a emoção, são tantos desafios, ela era tão jovem, já vindo para a universidade, sozinha”.
Registros da colação de grau podem ser conferidos no nosso instagram (@ufvcaf) e neste link abaixo:
https://photos.app.goo.gl/FDk8vTfcqvpLCLyu8
Fernanda Pessoa
Fotos: Daniel Sotto Maior
Divulgação Institucional/UFV-Florestal