Informativo

Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC visita a Cedaf e participa de cerimônia de certificação e homenagem a alunos e professores premiados

Ao centro, o reitor da UFV professor Demetrius David da Silva e o Secretário da Setec/MEC professor Tomás Dias Sant’ana, ladeados à direita pelo diretor-geral da UFV-Florestal professor Antônio Cezar Pereira Calil e, à esquerda, pelo prefeito de Florestal Wagner dos Santos Júnior.

A Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) recebeu, em 9 de dezembro desse ano, a visita do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC) professor Tomás Dias Sant’ana. A data também foi marcada pelas cerimônias de entrega simbólica dos certificados para os alunos de Florestal dos cursos Microempreendedor Individual (MEI) do Programa Qualifica Mais Progredir e Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis do Programa Qualifica Mais Energif. juntamente com a homenagem aos alunos e professores da Cedaf/UFV-Florestal premiados por seus trabalhos apresentados na II Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica/2022 e com as inaugurações do Laboratório de Energia Fotovoltaica e do espaço Qualifica Cedaf.

O diretor-geral da UFV-Florestal professor Antônio Cezar Pereira Calil ressaltou o quanto a presença do secretário no campus é motivo de prestígio e estímulo a participar cada vez mais das ações em prol da educação profissional. Ele agradeceu ao professor Tomás por estar com “as portas sempre abertas para as unidades de educação profissional que são as escolas vinculadas” e por ter aceitado tão prontamente o convite para visitar o campus, mesmo numa data com feriado e ponto facultativo devido ao jogo da seleção brasileira. Calil estendeu os agradecimentos ao reitor da UFV professor Demetrius David da Silva, que estava em Brasília e foi direto para Florestal, por apoiar os cursos com investimento em tecnologia da informação e contratação de vagas de servidores e docentes.

Em seu discurso, o professor Tomás falou sobre a importância de os gestores da instituição estarem sempre próximos a essas instituições, “onde as coisas efetivamente ocorrem (…) E é aqui que nós conseguimos trabalhar a política pública”, disse. Ele parabenizou o prefeito de Florestal Wagner dos Santos Júnior (Juninho) pela articulação e pelo reconhecimento da relevância de uma instituição do porte da UFV e da Cedaf para o município. O secretário parabenizou também o professor Calil “sempre muito aguerrido, batalhando pelas demandas da Instituição e de toda Educação Profissional e Tecnológica, já que o Campus Florestal tem essa peculiaridade do ensino técnico”. E completou: “fica aqui o registro do reconhecimento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica pelo seu trabalho e pela sua dedicação nesses tantos anos.”

Assim, o secretário da Setec ressaltou que sua presença em uma certificação profissional em dois cursos está no âmbito da política de valorização do Ensino Técnico e Profissional por meio da atuação conjunta das redes de ensino, especialmente a Rede Federal, de modo a suprir a demanda do setor produtivo. Para isso, ele citou o Artigo 39 Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que define a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como uma modalidade com níveis específicos de ensino e os dados do Fórum Econômico Mundial de 2020, os quais mostram que nos próximos dez anos pelo menos 50% dos profissionais hoje empregados deverão ser requalificados. Ou seja, “atuamos em todos os níveis, no ensino técnico, nível médio, ensino superior, tecnólogo e na pós-graduação através do mestrado e doutorado profissionais. Então, a educação profissional passa por todas as fases de nossa vida, mas, em especial, pela Formação Inicial e Continuada, chamada FIC, que se traduz hoje na qualificação ou na requalificação profissional”.

O professor Demetrius disse estar orgulhoso em poder participar da certificação e entregar para o mercado profissionais capacitados “com o padrão UFV de qualidade que é inegociável”. E mostrou satisfação pela oportunidade de chegar a muitos municípios de Minas Gerais por meio da Cedaf, pois, ao qualificar tantos profissionais de outras cidades, fica claro que a UFV está cumprindo sua missão institucional.

Durante a cerimônia, vinte alunos concluintes do curso de Microempreendedor Individual (MEI), do Programa Qualifica Mais Progredir e 18 concluintes do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis do Programa Qualifica Mais Energif receberam certificados.

Homenagem aos premiados

Na cerimônia também foram homenageamos os alunos e professores da CEDAF/ UFV-Florestal que apresentaram trabalhos na 2a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, de 28 de novembro a 4 de dezembro de 2022. Eles foram avaliados e premiados na categoria pôster em primeiro e segundo lugar.

Assim, o professor Tomás Dias Sant’ana , secretário da Setec, entregou os certificados às alunas Isis Bárbara Castilho Portoni Souza, Anne Santos Carvalho, Brenda Gabrielly Ribeiro de Souza e Ana Luiza Ferreira da Silva e para a professora Pollyanna Cardoso Pereira, as quais conquistaram o primeiro lugar na apresentação do trabalho “REDEGE: desenvolvimento de um aplicativo móvel para redução do desperdício e gestão de pequenos e médios hortifrutis. O professor Demetrius David da Silva, reitor da UFV, entregou certificados aos alunos Gabriel Teixeira Pinto Coimbra, Victor Hugo Rezende dos Santos, Pedro Augusto Maia Silva, Letícia Oliveira Silva, e Rayanne Christina Papini de Melo Souza e para o prof. Fabrício Aguiar Silva, representado pela diretora de Pesquisa e Pós-graduação professora Karina Rogério de Oliveira Viana pela conquista do 2º lugar, com a apresentação do trabalho acadêmico “Não se vá: prevendo o abandono de usuários de serviços móveis”.

De acordo com o secretário da Setec, a premiação é mais um indicativo da qualidade do trabalho desenvolvido pela Cedaf. Ele mencionou, ainda, a satisfação em poder participar, pela primeira vez presencialmente, de uma cerimônia com premiados da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica.

O professor Demetrius defende que desde o ingresso do estudante no campus é muito importante incentivá-lo a se envolver em projetos, seja de Ensino, Pesquisa ou Extensão, pois “isso vai fazer com que as chances dos alunos permanecerem no nosso campus se tornem cada vez maiores, e ele se torne um aluno de graduação e depois de pós-graduação”, explica o reitor da UFV.

E o diretor-geral da UFV-Florestal completa: “nossa Cedaf não é a maior instituição de educação profissional, mas o que faz é com destaque. E temos aí uma premiação na 2a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica que mostra isso”.

Clique aqui para conferir alguns registros.

Fernanda Pessoa
Divulgação Institucional/UFV-Florestal

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados