Cedaf aprova quatro novos programas de qualificação profissional com início em 2026
A Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), escola técnica vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Campus Florestal, aprovou junto ao Ministério da Educação (MEC) a oferta de quatro novos programas de formação profissional com início previsto para março de 2026. São eles: “Mulheres Mil – Ciclo 4”, “Mulheres Mil – Políticas de Cuidados”, “EnergIFE” e “Pronatec – Empreender”.
O coordenador-geral do Bolsa-formação na Cedaf, professor Adilson de Castro Antônio, não esconde a satisfação em fazer parte do programa. “Estamos orgulhosos de ampliar o acesso qualificado à educação profissional, formando cidadãos críticos e profissionais competentes. A expansão reflete nosso compromisso institucional com justiça social, inovação e desenvolvimento sustentável”, destaca Adilson.

O programa Mulheres Mil, oferecido pela Cedaf desde 2023, tem como objetivo promover a inclusão socioprodutiva e a elevação da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), o programa é uma das principais iniciativas federais voltadas à equidade de gênero na educação profissional.
Para o Ciclo 4, previsto para 2025, a Cedaf ofertará 150 vagas distribuídas entre os seguintes cursos e municípios:
- Maquiadora – Ipanema (30 vagas)
- Eletricista Predial de Baixa Tensão – Contagem (30 vagas)
- Depiladora – Ribeirão das Neves (30 vagas)
- Assistente Administrativo – Nova Serrana (30 vagas)
- Depiladora – Coimbra (30 vagas)
Além dessa iniciativa, a Cedaf também oferecerá o Mulheres Mil – Políticas de Cuidados, desenvolvido em parceria entre o MEC e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O programa integra ações voltadas à valorização do trabalho de cuidado e à formação de profissionais nessa área. Serão disponibilizados cursos nos seguintes municípios:
- Cuidadora de Idosos – Cajuri (30 vagas)
- Tratadora de Piscinas – Coimbra (30 vagas)
- Agricultora Familiar – São José da Lapa (30 vagas)
- Cuidadora de Idosos – (60 vagas no total, em duas turmas adicionais)

Outro destaque é o EnergIFE, programa voltado ao desenvolvimento de competências em energias renováveis e eficiência energética. Coordenado pela Setec, o projeto busca atender à crescente demanda por mão de obra qualificada na transição energética e na economia sustentável.
Apesar de fazer parte do EnergIFE desde 2022, em 2026, também contará com uma cooperação internacional entre Brasil e Alemanha, por meio do projeto “Profissionais do Futuro: Competências para a Economia Verde”, desenvolvido em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Serão ofertados os seguintes cursos em Florestal:
- Auxiliar de Operação de Biodigestores – 60 vagas (duas turmas)
- Instalador de Sistemas Fotovoltaicos – 60 vagas (duas turmas)
- Instalador de Sistemas de Armazenamento para Mini e Microgeração de Energia – 30 vagas

O quarto programa aprovado é o “Pronatec – Empreender”, iniciativa nacional criada para ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica e incentivar o empreendedorismo. Lançado em 2011, o programa oferece cursos técnicos e de qualificação com foco na inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.
Para 2026, a Cedaf ofertará, em Florestal, os seguintes cursos:
- Negócios Inovadores Apoiados por Inteligência Artificial – 25 vagas
- Drones e Impressoras 3D: Operação e Manutenção – 25 vagas
- App Clicks – Construção Rápida de Aplicativos para Mídias Digitais – 25 vagas
De acordo com o coordenador acadêmico dos Programas Energif e Mulheres Mil, Fabrício Pinheiro Calil, com as aprovações dos programas, a Cedaf reafirma seu compromisso com a formação técnica, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, consolidando-se como referência regional em educação profissional e tecnológica.
Conforme o professor Adilson, a aprovação junto ao MEC/Setec, desses quatro novos programas consolida a atuação estratégica da instituição na formação das pessoas ao mesmo tempo em que promove a transformação territorial. “Priorizamos a equidade de gênero, a sustentabilidade e a inovação tecnológica, elementos centrais nos itinerários formativos ofertados”, explica.
O coordenador-geral ressalta, ainda, que a parceria com a GIZ no EnergIFE, fortalece competências técnicas voltadas à economia verde e à transição energética. Já o Pronatec – Empreender compreende digitalização, empreendedorismo e inteligência artificial, eixos fundamentais da ‘Nova Economia’. Assim, “nossa abordagem pedagógica articula teoria, prática e extensão, em consonância com os princípios da Setec/MEC, valorizando os saberes locais. Dessa forma, a Cedaf, como unidade de ensino vinculada à UFV, tem atuado como polo de desenvolvimento humano e tecnológico na região”, destaca.


Fernanda Pessoa
Divulgação Institucional/UFV-Florestal