Informativo

SIA 2025 da UFV-Florestal tem programação ampliada e foco em sustentabilidade

Apresentação de Painéis

A UFV realizou, entre 20 e 24 de outubro, o Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) em seus três campi. A edição de 2025 teve como tema “Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável”.

A abertura oficial ocorreu no campus Viçosa, na segunda-feira (20), com a palestra “Do local ao global: histórias que conectam sustentabilidade e o futuro”, ministrada pela comunicadora socioambiental Giovanna Nader, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, com transmissão ao vivo para Florestal e Rio Paranaíba.

Em Florestal, as atividades começaram também no dia 20, mas a cerimônia oficial foi realizada na terça-feira (21). O evento contou com apresentação dos saxofonistas da UFMG e a palestra “O desafio de assegurar a sustentabilidade em Minas Gerais: uma visão a partir da atuação parlamentar na Assembleia Legislativa”, da deputada estadual Lohanna França, reconhecida por sua atuação em pautas ambientais e sociais.

Conforme a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV-Florestal (DPQ), Franceline Aparecida Lopes avalia, “foi o melhor SIA de todos os tempos, pois a programação ficou mais completa, seguindo as orientações da comissão geral do Simpósio em Viçosa”. Ela explica que a comissão tentou reproduzir tudo que esteve ao alcance para que o Simpósio fosse cheio de oportunidades para toda a comunidade acadêmica.

Até a escolha da deputada Lohanna como palestrante de abertura foi assertiva, completa a diretora da DPQ. “O tema da palestra foi muito coerente com o tema do SIA 2025, pois focou em vários pontos estratégicos relacionados ao meio ambiente, política e sustentabilidade”, explica Franceline.

A edição deste ano contou com mais de 700 inscritos e uma programação variada, que incluiu palestras, mesas-redondas, minicursos, batalhas de pesquisa, atividades culturais e apresentação de trabalhos em formato de pôsteres e vídeos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Entre as novidades, estiveram as Batalhas de Pesquisa, realizadas na terça-feira (21). Nelas, estudantes do ensino técnico, graduação e pós-graduação tiveram até cinco minutos para apresentar seus projetos de forma criativa e acessível. Os trabalhos foram avaliados por representantes da comunidade, da DPQ, do DCE e da pós-graduação. Os vencedores foram:

– Ensino médio/técnico: Gabriela Costa Faria (Técnico em Alimentos) – orientador: Sílvio Rodrigo de Moura Rocha

– Graduação: Luísa Alves Costa (Engenharia de Alimentos) – orientador: Robledo de Almeida Torres Filho

– Pós-graduação: Matheus Henrique Pimentel Araújo (Doutorado em Química) – orientadora: Juliana Cristina Tristão.

De 21 a 23 de outubro, o Salão Nobre recebeu mesas-redondas que abordaram as dimensões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU — Social, Institucional, Ambiental e Econômica. Estudantes apresentaram projetos de destaque nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, com premiação para os melhores trabalhos em cada dimensão. Os primeiros colocados – premiados – foram:

– Dimensão Social: “Narrativas Literárias e Jogos Digitais” – Francisco Zarur da Silveira Gomes (orientador: Sílvio Rodrigo de Moura Rocha)

– Dimensão Social/Institucional: “Competir para motivar: preparando e empoderando meninas para a área de TI por meio de maratonas de programação” – Pâmela Lúcia Lara Diniz (orientadora: Thais Regina de Moura Braga Silva)

– Dimensão Ambiental: “Simulação de PSCs livres de chumbo utilizando Fulereno-C60 e PCBM como intercamadas no software SCAPS-1D” – Vívian Helene Diniz Araújo (orientador: Leandro José dos Santos)

– Dimensão Econômica: “myMobiConf: Sistema para Apoio à Participação em Eventos” – Matheus Nascimento Peixoto (orientadora: Thais Regina de Moura Braga Silva)

A programação também contou com atrações culturais, incluindo Banda Receptáculo, Marco Viana, Sarau Poético com Val Prochnow, Grupo de Saxofonistas da UFMG, Orquestra Jovem Vallourec, Grupo de Dança K-Pop, Téo Nicácio e Confraria do Choro, na Tenda Cultural.


A deputada Lohanna França ministrou palestra no SIA 2025, no Campus UFV-Florestal, abordando desafios e perspectivas para a promoção da sustentabilidade e o fortalecimento das políticas públicas em Minas Gerais. O momento contribuiu para o debate qualificado junto à comunidade acadêmica.


A premiação dos melhores trabalhos do SIA 2025 foi realizada na sexta-feira (24). A programação terminou no sábado (25), com a Feira de Ciências, Educação, Tecnologia e Cultura (Fecitec), quando estudantes do ensino fundamental, médio e profissionalizante das Escolas do Estado de Minas Gerais apresentaram trabalhos. As apresentações contemplaram as áreas de Ciências da Natureza, Humanas, Linguagens, Matemática e Multidisciplinar.

O grupo de Saxofonistas da UFMG se apresentaram na abertura do SIA na UFV-Florestal
Mesa redonda pertencente à Dimensão Econômica

Mais registros do SIA 2025 podem ser conferidos no Instagran da DPQ.

Fernanda Pessoa
Divulgação Institucional/UFV-Florestal
Fotos: DPQ e SCI

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados